O mito da obesidade saudável

2018-11-05T15:29:39+00:00 05/11/2018|

O médico especialista Cid Pitombo explica os problemas de saúde decorrentes da obesidade 

 

Estudo feito pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, quer acabar com o mito do “obeso saudável”.  Entre os anos de 1995 e 2015, os pesquisadores analisaram 3,5 milhões de pessoas e concluíram que mesmo com exames saudáveis num primeiro momento estes obesos seguem tendo riscos de desenvolver problemas cardíacos e vasculares.

Para dar uma ideia mais clara do problema, o médico especialista Cid Pitombo propõe a analogia com um carro 1.0. Ele consegue acelerar e subir ladeiras normalmente, mesmo quando cheio. Mas com o tempo e uso, o motor se desgasta e começa a falhar. É o mesmo com o organismo do obeso, que se torna sobrecarregado pelo peso excessivo ao longo do tempo, gerando diversos problemas de saúde ao longo do tempo.

Os dados da pesquisa deixam isso claro: mesmo aparentando saudáveis, os obesos tinham risco 50% maior de desenvolver doenças cardíacas do que pessoas de peso mais baixo. Além disso, os pacientes que estavam acima do peso tinham um risco 7% maior de ter doenças vasculares e o dobro de risco de insuficiência cardíaca.

Obesos que ainda apresentam bons exames e saúde regular devem ver isso não como motivo para manter seu peso, mas motivo para perdê-lo, visando evitar uma eventual piora de saúde.

Mas a saúde física dos pacientes não é a única melhoria que podemos observar após a perda de peso. Afinal, há uma correlação notável entre obesidade e depressão, desemprego. A vida sexual dos pacientes também apresenta melhorias consideráveis: cerca de 40% dos pacientes afirmaram que a vida sexual passou de ruim para muito boa. Outros 14% disseram que a vida entre quatro paredes passou de boa para muito boa. Todos esses são fatores que afetam a saúde mental do paciente, e motivos pelas quais a perda de peso representa um aumento tão significativo na qualidade de vida dos ex-gordinhos.

Visite as nossas redes:
Facebook
Instagram
Youtube