Obesidade é questão de saúde

2021-02-18T20:04:51+00:00 18/02/2021|

Sou especialista em obesidade. Falo como médico PhD no assunto para meus pacientes e para quem me segue: obesidade é doença. O corpo de uma pessoa portadora de obesidade é mais inflamado, há doenças associadas à questão do peso. Isto é um fato, mas evidências científicas não podem – entretanto – ser usadas como desculpa para promover o ódio. Elas são para garantir saúde e não para prejudicar pessoas. Desde crianças, obesos e obesas são estigmatizados e há quem tente ridicularizá-los. Isso se repete na adolescência e na vida adulta. A autoestima dos pacientes muitas vezes é baixa – por conta dessas questões. Por isso quando tratamos obesidade precisamos nos atentar também para questões de saúde mental. O paciente muitas vezes chega desacreditado, triste. Aqui, ressalto que o caminho para o emagrecimento é trabalhoso, mas não impossível – mesmo para quem precisa fazer uma cirurgia bariátrica em conjunto com a reeducação alimentar.

Gordofobia é diferente de preocupação com saúde
A pauta gordofobia está em evidência e lembra que nós devemos garantir – como cidadãos nesta sociedade – que todas as pessoas com todos os tipos de corpos sejam respeitadas. Eu batalho todos os dias para que obesos e obesas possam ter mais saúde – física e mental. Vi – recentemente – um post de uma pessoa pública falando sobre obesidade como doença e como isto está afetando sua saúde física. E nas redes sociais ela comenta que vai começar um processo de transformação. Um importante passo para a saúde dela e de alerta para quem a segue.
Isso me deu um estalo e resolvi que seria importante separarmos dois assuntos.

1 – Saúde
Obesidade é doença sim. Quem procura atendimento deve ser tratado e quem não procura não deve ser estigmatizado por seu peso ou por seu corpo. Orientações sobre saúde devem ser dadas por profissionais de saúde.

2 – Orgulho
Ame o corpo que você tem. Orgulhe-se dele! Seja ele como for. E não deixe que outras pessoas tentem ridicularizar seu corpo. Obesidade é doença, mas, novamente, questões de saúde devem ser tratadas por quem entende de saúde. O resto é maldade.

Como médico especialista no assunto, finalizo o texto com uma lista sobre saúde. Reforçando sempre que se preocupar com a saúde é uma coisa. Usar isso para diminuir o outro é um erro. É discriminar, é tentar humilhar. Combatamos isso.

Principais doenças associadas à obesidade e outros males ligados a ela:
– Diabetes do tipo 2
– Doença hepática gordurosa não alcoólica (pela gordura no fígado)
– Pressão alta
– Doenças cardiovasculares
– Apneia do sono
– Cansaço
– Dores nas articulações e possibilidade de desenvolvimento de osteoartrose
– Obesidade é fator de risco para câncer
– Obesos têm mais complicações em doenças virais, como gripes
– Pode prejudicar a fertilidade

Cuidem-se! E cuidemos uns dos outros. Respeito é bom, saúde é essencial e todos merecem!