Quem deve ser operado 2018-01-24T21:07:33+00:00

Obesidade

Compartilhe

Facebook
Twitter

Quem deve ser operado

Em 1991, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos chegou ao consenso que a abordagem cirúrgica para o paciente obeso mórbido é um método eficaz e seguro para a perda do excesso de peso.

Os estudos a longo prazo, tambem demonstram, que a abordagem cirúrgica é  mais eficaz do que os diversos tratamentos clínicos para o obeso mórbido.

Todas as opções de tratamento clínico (dietas, fórmulas, spas, etc.), quando fala-se em obesos mórbidos, têm resultados, a longo prazo, piores do que a opção cirúrgica, até a presente data. O tratamento cirúrgico quando bem indicado faz com que o paciente perca o excesso de peso e o mantém fora da faixa de obesidade mórbida.

Opiniões sobre cirurgia da obesidade

A validade das modernas técnicas de cirurgia da obesidade em pacientes obesos mórbidos com sérios fatores de comorbidade permanece ainda não reconhecida por muitos médicos.

Muitos se baseiam no modismo para definir que a perda de peso está relacionada a “dieta e exercícios”.

Por outro lado, não há nenhum estudo científico, até hoje, que demonstre significativa perda de peso ou resultados eficazes na melhora da saúde, quando se decide pelo tratamento através de dietas em grandes obesos.

Primeiramente calculamos o IMC do paciente, definindo que ele é um possível candidato, então passamos para etapa seguinte:

  • Avaliação clínica cirúrgica;
  • Avaliação Nutricional;
  • Avaliação Psicológica.

Esta equipe multidisciplinar irá decidir pela necessidade ou não de novas avaliações antes de definir se o paciente é candidato ao procedimento cirúrgico.   

A escolha da técnica vai depender:

  • resultado almejado;
  • duração deste resultado;
  • perfil do paciente;
  • cooperação;
  • hábitos de ingestão (Ex: Alcóolatras, comedores de doce etc. Não são  bons para “banda”);
  • doenças associadas (RCU, doença de Crhon, doenças autoimunes etc. NÃO DEVE-SE UTILIZAR PRÓTESES).
Conheça as cirurgias de obesidade

Retratação da Internet

Em casos de doença séria ou emergência médica procure assistência imediatamente. As informações fornecidas neste website, tem por objetivo, apenas fornecer informações gerais para leitura. Ele NÃO substitui o exame, diagnóstico e atendimento médico provido por um profissional qualificado. Nenhum conteúdo deste site pode ser utilizado para diagnóstico ou tratamento de um problema de saúde.

Para considerações médicas, incluindo decisões sobre medicações e outros tratamentos, você deve realizar uma consulta com o profissional de saúde qualificado. As informações de saúde ou qualquer resposta interativa originária deste site não podem ser interpretadas como informações de um profissional médico. Você deve buscar dados em outros sites, principalmente os vinculados a sociedades e entidades médicas para confirmar as informações que disponilizamos neste site.

Se você desconfia que está com qualquer problema de saúde, por favor entre em contato com um médico ou hospital, imediatamente, para correta avaliação.