Bypass Gastrointestinal em Y de Roux 2018-01-24T20:39:10+00:00

Cirurgias Bariátrica e Metabólica

 

Compartilhe

Facebook
Twitter

Bypass Gastrointestinal em Y de Roux

Esta é a cirurgia mais utilizada na Clínica Dr. Cid Pitombo. O acesso utilizado é quase sempre a vídeolaparoscopia. É a cirurgia mais utilizada em nosso meio. Tem por objetivo a desconexão gástrica tendo como consequência a confecção de um pequeno estômago com capacidade volumétrica extremamente reduzida (30 a 50ml). Também é realizado, uma desconexão e desvio no intestino delgado e uma das partes desconectada é ligada ao pequeno estômago.

O resultado final é um pequeno estômago ligado a um desvio do intestino delgado, objetivando então a restrição da capacidade de ingestão de alimentos, assim como, diminuir a área de absorção de alimento no intestino. O resto do estômago fica desconectado e não recebe alimento, porém continuará produzindo os sucos digestivos e juntos com a bile proveniente do fígado e o suco do pâncreas, encontrarão com o alimento que virá pelo “desvio” e, assim, começará a maior parte da digestão.

Esta cirurgia, independente do tamanho do paciente é feita com total segurança por VÍDEOLAPAROSCOPIA com todas as vantagens dascirurgias minimamente invasivas.

Figura 1: Aspecto da anatomia, da região aonde será colocada a banda.

Figura 2: Bypass gastrojejunal em Y-de-Roux.

Como fica o meu trato digestivo após a cirurgia

Como pode ser visto no esquema. Após a cirurgia, o estômago é desconectado e dividido, ficando um pequeno estômago e outro “grande” que ficará desconectado, mas não é retirado. O intestino delgado (fino) é dividido e uma das partes do intestino fino, é  conectada na porção final do estômago reduzido e passa a ser denominado canal alimentar, pois é por este novo caminho que o alimento vai “descer” até o final do intestino. A outra parte do intestino será denominado de canal bíleopancreático, pois como o nome diz receberá os sucos digestivos do fígado (bile), pâncreas e do estômago que ficou desconectado. O alimento não passará mais por este canal, mas os sucos bíleopancreáticos seguirão por este canal até a nova conexão feita para a união com o canal alimentar. A partir deste ponto, os sucos digestivos provinientes do canal bíleopancreático entrarão em contato com o alimento que virão pelo canal alimentar. Após esta união,denominada anastomose, o “canal” final passa a ser chamado de canal comum e, neste, os alimentos estarão molhados com os sucos digestivos, onde ocorrerá a maior parte da digestão e absorção dos alimentos.

Cirurgia de Fobi/Capella

Técnica muito difundida nos cirurgiões que adotam a abordagem aberta (cirurgia convencional).

Tem como diferenças básicas, a confecção de um reservatório gástrico um pouco mais longo e verticalizado e a colocação de um anel ao redor deste pequeno estômago para diminuir o tempo de esvaziamento gástrico e tentar evitar dilatação deste pequeno estômago, que é maior do que os confeccionados em cirurgias de Bypass por vídeolaparoscopia sem anel.

Figura 3: Cirurgia de “Capela”.

Figura 4: Técnica de “Fobi”.

AS TRÊS TÉCNICAS UTILIZAM PRINCÍPIOS MUITO PARECIDOS, E AS CONSEQUÊNCIAS METABÓLICAS E NUTRICIONAIS SÃO AS MESMAS.

Retratação da Internet

Em casos de doença séria ou emergência médica procure assistência imediatamente. As informações fornecidas neste website, tem por objetivo, apenas fornecer informações gerais para leitura. Ele NÃO substitui o exame, diagnóstico e atendimento médico provido por um profissional qualificado. Nenhum conteúdo deste site pode ser utilizado para diagnóstico ou tratamento de um problema de saúde.

Para considerações médicas, incluindo decisões sobre medicações e outros tratamentos, você deve realizar uma consulta com o profissional de saúde qualificado. As informações de saúde ou qualquer resposta interativa originária deste site não podem ser interpretadas como informações de um profissional médico. Você deve buscar dados em outros sites, principalmente os vinculados a sociedades e entidades médicas para confirmar as informações que disponilizamos neste site.

Se você desconfia que está com qualquer problema de saúde, por favor entre em contato com um médico ou hospital, imediatamente, para correta avaliação.