Banda Gástrica 2018-01-24T20:41:10+00:00

Cirurgias Bariátrica e Metabólica

 

Compartilhe

Facebook
Twitter

Banda Gástrica

A banda gástrica ajustável é considerada uma cirurgia puramente restritiva, ou seja, o objetivo principal, é o de restringir a quantidade de alimento ingerido. Ela realiza esta restrição, pela colocação de uma banda,(anel) de silicone, logo abaixo da “entrada” do seu estômago. Este anel, é ajustável, portanto consegue-se insuflar mais ou menos ele, oque levará à formação de uma passagem maior ou menor dos alimentos para o estômago. Esta cirurgia, por não modificar o trajeto do tracto digestivo, não apresnta mecanismos de modificações hormonais, como nas cirurgia que envolvem alterações no tracto digestivo, portanto apresenta resultados na perda de peso a longo prazo, menores quando comparada como cirurgias do Bypass ou as derivações bíleopancreáticas.

Como ela é colocada?

A banda gástrica, consiste em um anel de silicone que contém um pequeno balão, conectado a um reservatório.Ela e colocada ao redor do estômago por Videolaparoscopia (Figura 1).

Figura 1:Aspecto da anatomia, da região aonde será colocada a banda.

Figura 2: É realizada uma pequena abertura, perto do estômago e um túnel por de trás do estômago.

Figura 3:Aspecto do posicionamento da banda ao redor do estômago.

Figura 4:Aspecto final da Banda Gástrica, ao redor do estômago. Observe que ela está conectada por um fino cateter (tubo) até um reservatório fixado no músculo da parede abdominal. Através deste reservatório, poderemos fazer uma punção com uma agulha e injetar soro que através do cateter irá para o balão que existe na banda e este “apertará” o estômago, dificultando ou melhor diminuindo a passagem do alimento para o estômago.

Figura 5:Observe o aspecto da banda após um exame de RX (aspecto de um anel). O paciente toma um contraste (bário) que aparece branco no RX. Observe que a banda promove um estreitamento da passagem do esôfago para o estômago, levando há uma restrição da quantidade de alimentos que o paciente vai ingerir.

Este tipo de procedimento, requer usualmente, a realização de cinco pequenas incisões no abdômen (cerca de 2,5cm cada). Através destas incisões serão introduzidos tubos muito finos denominados trocartes. O cirurgião colocará uma pequena câmera de altíssima resolução e pinças através destes trocarters, que possibilitarão a colocação da banda gástrica ajustável ao redor do estômago.

Figura 6:Esta banda, tem por objetivo, criar uma bolsa estomacal superior reduzida e uma pequena abertura para o “estômago inferior”. O sistema fica conectado a um reservatório localizado abaixo da pele, e através deste sistema, após a cirurgia, poderão ser injetados pequenas quantidades de solução líquida (salina) para ajustar o tamanho da passagem do estômago superior para o inferior, quando necessário.

A criação deste reservatório superior mínimo tem por objetivo restringir a quantidade de alimentos que o paciente deverá ingerir para se sentir saciado, e com isso levará a perda progressiva de peso.

Em que casos está indicada?

  • IMC>35 com comorbidade
  • IMC>40
  • Pacientes com seguimento garantidos;
  • Pacientes que aceitem o risco da prótese (Banda);
  • Perda de peso esperada aceitável;
  • Pacientes disciplinados e cooperativos;
  • Possibilidade de custear a prótese

Critérios de exclusão

  • IMC muito elevado;
  • Usuário de drogas; e
  • Doenças autoimune associadas

Vantagens

  • Procedimento realizado por videolaparoscopia sem grandes incisões, portanto com curto  período de internação (normalmente <24hs);
  • Não se abre o trato gastrintestinal, reduzindo o aparecimento de fistulas e infecções;
  • Não há linha de sutura que possibilite decências;
  • E ajustável;
  • E reversível, podendo ser retirada por laparoscopia;
  • Pode se converter em outra técnica cirúrgica caso o método não alcance os objetivos desejados.

Desvantagens

Alcança na maior parte das séries uma menor perda de peso a longo prazo, quando comparada as outras técnicas, como as derivações bíleopancreáticas e os bypass.

Retratação da Internet

Em casos de doença séria ou emergência médica procure assistência imediatamente. As informações fornecidas neste website, tem por objetivo, apenas fornecer informações gerais para leitura. Ele NÃO substitui o exame, diagnóstico e atendimento médico provido por um profissional qualificado. Nenhum conteúdo deste site pode ser utilizado para diagnóstico ou tratamento de um problema de saúde.

Para considerações médicas, incluindo decisões sobre medicações e outros tratamentos, você deve realizar uma consulta com o profissional de saúde qualificado. As informações de saúde ou qualquer resposta interativa originária deste site não podem ser interpretadas como informações de um profissional médico. Você deve buscar dados em outros sites, principalmente os vinculados a sociedades e entidades médicas para confirmar as informações que disponilizamos neste site.

Se você desconfia que está com qualquer problema de saúde, por favor entre em contato com um médico ou hospital, imediatamente, para correta avaliação.