Balão Intragástrico 2018-01-24T20:51:35+00:00

Cirurgias Bariátrica e Metabólica

Compartilhe

Facebook
Twitter

Balão Intragástrico

Do que se trata?

O balão intragástrico (BIB) é um balão de silicone que é introduzido no estômago por endoscopia. Portanto, NÃO É UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO. Na Clínica, dispomos de toda a tecnologia para a sua avaliação adequada quanto à indicação, assim como indicaremos uma equipe treinada para a realização do procedimento. ( FIGURA 1 BALÃO)

Figura 1: Aspecto do Balão no interior do estômago.

Quando ele é indicado?

Obviamente, quando se fala em obesidade, todo paciente deve ser, rigorosamente, avaliado por uma equipe multidisciplinar para correta indicação do seu caso específico. De forma geral, a colocação do BIB pode estar indicada nos seguintes casos:

  • pacientes superobesos (IMC>55), com doenças graves associadas (apneia do sono, diabetes, hipertensão, etc.), no período que antecede o procedimento cirúrgico, com o objetivo de diminuir o peso do paciente e possibilitar a cirurgia num paciente “mais saudável”. Neste caso, o uso pode ser feito no período pré-operatório de qualquer cirurgia, seja ela de obesidade, cirurgia geral, ortopédica, cardíaca, etc.;
  • pacientes com sobrepeso, que ainda não atingiram a faixa de obesidade mórbida e que respondem pouco ao tratamento clínico;
  • pacientes que não aceitam de forma alguma a opção cirúrgica, podendo constituir uma opção transitória, na tentativa de reeducação alimentar.

 

Como ele é colocado?

Normalmente, a colocação é realizada no setor de endoscopia da clínica. O paciente é sedado, ou seja, é realizada a infusão de medicamentos que irão sedá-lo durante o procedimento, sob supervisão de um anestesista. O procedimento transcorre como se fosse uma endoscopia, com a diferença de que, em determinado momento, pela sua boca, é introduzido o BIB, obviamente fechado (enrolado). Quando chega ao estômago, através de visão direta por endoscopia, ele é lentamente insuflado, em geral até atingir um volume de cerca de 500ml. O balão é insuflado com soro fisiológico misturado com azul de metíleno. O objetivo de, no interior do balão, colocarmos este líquido azul, porque em caso de perfuração você eliminará um líquido azul/esverdeado pela urina. Caso isto ocorra, você deve entrar em contato IMEDIATAMENTE com a equipe médica responsável ou procurar a emergência de um hospital, pois o balão perfurado pode migrar (sair) do estômago para o intestino o que pode tornar a retirada por endoscopia difícil sendo necessária a retirada por cirurgia.

Figura 2: Aspecto do Balão fechado no esôfago, “indo” em direção ao estômago.
Figura 3: Aspecto do Balão (branco), ainda fechado, dentro do estômago. O tubo preto é o endoscópio.
Figura 4: Insuflação com líquido azul.
Figura 5: Insuflação gradual do balão até que fique cheio (entre 500 à 700ml).
Figura 6: Aspecto final do balão no interior do estômago.

Quanto tempo dura o procedimento?

Cerca de 15 a 30 minutos.

Ficarei internado?

Normalmente, após o procedimento você fica no setor de endoscopia por um período e depois recebe alta.

Por quanto tempo posso ficar com o balão?

O prazo máximo recomendável é de 4 a 6 meses.

Terei que fazer alguma dieta especial?

Sim. Durante o período em que você estiver com o BIB, algumas orientações quanto à sua dieta serão dadas por nossa equipe de nutrição.

E como ele é retirado?

Passado o prazo determinado para o seu caso específico (normalmente entre 4 a 6 meses) é realizada a retirada que também é feita por endoscopia, quando o balão é perfurado ou esvaziado e retirado pela boca.

Retratação da Internet

Em casos de doença séria ou emergência médica procure assistência imediatamente. As informações fornecidas neste website, tem por objetivo, apenas fornecer informações gerais para leitura. Ele NÃO substitui o exame, diagnóstico e atendimento médico provido por um profissional qualificado. Nenhum conteúdo deste site pode ser utilizado para diagnóstico ou tratamento de um problema de saúde.

Para considerações médicas, incluindo decisões sobre medicações e outros tratamentos, você deve realizar uma consulta com o profissional de saúde qualificado. As informações de saúde ou qualquer resposta interativa originária deste site não podem ser interpretadas como informações de um profissional médico. Você deve buscar dados em outros sites, principalmente os vinculados a sociedades e entidades médicas para confirmar as informações que disponilizamos neste site.

Se você desconfia que está com qualquer problema de saúde, por favor entre em contato com um médico ou hospital, imediatamente, para correta avaliação.